sábado, 14 de maio de 2022

Quem é o quarto-zagueiro?


 


Quarto zagueiro. Sempre tive pinimba com ele. Por que “quarto”? Quem é o primeiro zagueiro? O que torna esse jogador tão importante no... Calma. Chegaremos lá. 

Durantes anos, o quarto zagueiro me intrigou. Pior, em dois esportes, ambos chamados de futebol. 

Como bom brasileiro, mal consigo lembrar de quando ouvi “quarto zagueiro” pela primeira vez, afinal, crescemos na linguagem do esporte bretão. Até quem odeia futebol sabe que ele existe. 

Como bom “estrangeiro” (você já vai entender), lembro de quando ouvi “quarto zagueiro” pela primeira vez em referência a outro futebol, jogado com as mãos, bola oval, capacetes, que tem trave em forma de Y e o gol pode valer um, três ou seis pontos. Nesse caso, já não é mais um gol, é um Touchdown. Refiro-me, claro, ao futebol americano. 

Lá estava eu numa tarde de sexta-feira num ano qualquer da década de 80 assistindo Super Vicky, o seriado da menina-robô. Ted se gaba para o filho de quando foi quarto zagueiro nos tempos de colégio. “Eu era O CARA”, ele dizia. “Você também é quarto zagueiro, filho? Que bom! Eu era. Baita responsabilidade!” Veja bem: Ted se achava o pica das galáxias porque era o quarto zagueiro do time, não porque fazia gols como um centroavante ou porque dava assistências. Não lhe parece um pouco estranho? 

Anos sucedem. Novos seriados e enlatados com personagens de altíssima popularidade jogando quase sempre na posição de quarto zagueiro, a mais glamourosa. Que futebol é esse em que zagueiro tira mais onda que atacante? Por que quarto, não terceiro? Pulguinhas, pulguinhas na orelha. Lembre-se, Padawan. Não havia internet, nem Google, nem mesmo um Super Bowl na Band. Você aceitava as dublagens ou se enfurnava na biblioteca. 


Com o tempo, fui entendendo. Primeiro, pelos cartuchos de videogame. Quarterback. Eis o termo original, nome de um jogo do Nintendinho. O “quarterback” é o quarto zagueiro deles. Beque, zagueiro… faz sentido. Não faz. Quarterback pode se chamar back, mas não é zagueiro. É tipo um meia-armador-lançador, um Gerson canhotinha de ouro, um Didi folha seca, um Tony Kroos, para os mais jovens. Na equipe, ele funciona como armador principal da escalação de ataque. Pensa e define jogadas, arremessando a bola para um companheiro ou deixando-a na mão de outro. O quarterback é o comandante-em-chefe de campo, por isso cultuado. Tudo passa por ele. Seu nome vem do ponto que ocupa em relação à bola antes dela ser posta em jogo, ficando a um quarto da distância entre ela e o atleta mais afastado, que é o fullback. Entre a bola e o fullback, está o halfback (ou running back). Entre o halfback e a bola, o quarterback. Entendeu? Não? Relaxa. O importante é que tudo não passa de um erro de tradução recorrente, cometido até hoje. Futebol americano não tem quarto zagueiro, tem defensores, que levam nomes como linebacker e cornerback. Já o quarterback, não defende, ataca. Ou o chamamos assim, em inglês, ou traduzimos para armador. Ele nem sempre é o capitão ou o astro, mas é o cérebro. Viu, tradutores? 

Voltando a nosso futebol, por que o quarto zagueiro é “quarto”? Alberto Helena Junior me deu a primeira explicação, via TV. Nos anos quarenta e cinquenta, os times jogavam predominantemente numa formação 3-2-2-3 com três defensores em linha, quatro meio campistas formando um quadrado (dois apoiadores e dois meias ofensivos) e três atacantes. Esse esquema era conhecido como WM. O defensor do centro era chamado de beque central e os dois extremos eram os laterais, direito e esquerdo.


O WM foi ficando obsoleto e em seu lugar veio o 4-2-4, ou seja, quatro defensores, dois meio campistas e quatro atacantes. A linha defensiva de três ganhou um quarto integrante, o QUARTO ZAGUEIRO. 


Hoje, convencionalmente, chamamos os dois defensores do meio de zagueiro central (lado direito) e quarto zagueiro (lado esquerdo), enquanto os defensores que ocupam as extremas permanecem sendo os laterais direito e esquerdo, contudo, se voltarmos a uma linha de três, os laterais são só zagueiros, não laterais. Entendeu? Não? Relaxa. O importante é que a denominação do quarto zagueiro vem dessa mudança na linha defensiva de três (WM) para a linha defensiva de quatro (4-2-4). O novo defensor, recém saído do meio de campo, é o quarto zagueiro. Obrigado, Helena Junior.  

Antes de partirmos, curiosidades. O personagem Al Bundy de Um Amor de Família não foi quarterback no colégio. Foi running back (ou halfback). Já o personagem Rod Tidwell, interpretado por Cuba Goodwin Jr. em Jerry McGuire, era um wide receiver, ou recebedor (meio que equivalente a um atacante). Willie Beaman (Jamie Foxx em Um Domingo Qualquer) era um quarterback, assim como Paul Crewe (Burt Reinolds e Adam Sandler nas duas versões de Golpe Baixo) e o moleque do Glee, Finn Hudson. Na vida real, temos Joe Montana, Dan Marino, Payton Manning e Giselo Bündchen (também conhecido como Tom Brady) como exemplos.

Um comentário:

Quem é o quarto-zagueiro?

  Quarto zagueiro. Sempre tive pinimba com ele. Por que “quarto”? Quem é o primeiro zagueiro? O que torna esse jogador tão importante no.....